Curiosidades

6 de agosto é o aniversário da WWW

A internet fez 31 anos! Dia 6 de agosto de 1991 entrava no ar o primeiro site desenvolvido por Tim Barnes-Lee.

Navegar na internet, fazer pesquisas no Google e abrir sites é uma das coisas mais comuns que alguém pode fazer atualmente. E tudo isso começou dia 06 de agosto de 1991, quando o físico Tim Barnes-Lee publicou o primeiro site, parte do seu projeto World Wide Web. Este site ainda está ativo atualmente e pode ser acessado através do endereço http://info.cern.ch/hypertext/WWW/TheProject.html.

A primeira proposição para a criação da World Wide Web foi feita ainda em 1989 e a primeira comunicação entre cliente-servidor usando o protocolo HTTP, que é usado para a transmissão de dados das páginas Web, foi feita em 25 de dezembro de 1990.

Tim Barnes-Lee

No final dos anos 1980 e início dos anos 1990, Tim Barnes-Lee trabalhava para a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), que fervilhava de informações e ele queria uma forma mais interativa e intuitiva de compartilhamento de dados entre os pesquisadores. O objetivo era facilitar o acesso aos documentos utilizados pelos pesquisadores para a realização de pesquisas . Dessa forma, criar uma página que você pudesse, recursivamente, encontrar mais informação foi uma ideia brilhante. Assim, nascia uma ideia que disponibilizava um site com páginas que se referenciavam com links no texto, o hipertexto.

Barnes-Lee então juntou o hipertexto com protocolos de transmissão de dados, o TCP, e usou o servidor Web para armazenar o site que ele havia criado. Para acessar o servidor, os usuários poderiam usar o endereço ou um nome, que era resolvido por um servidor de nomes, chamado de DNS. Quando ele juntou tudo isso, formou a base para aquilo que usamos até hoje, um protocolo de transmissão de informações, o servidor de resolução de nomes, o DNS, e o hipertexto.

Hoje, o criador da WWW é professor do MIT e já ganhou vários prêmios, incluindo o Millennium Technology Prize, que lhe rendeu um milhãos de euros, e o Prêmio Turin da Association for Computing Machinery, considerado o prêmio Nobel da Computação. Continua advogando por uma internet livre e luta pela privacidade dos dados dos usuários na rede.