O que é 5G?
A nova tecnologia para dispositivos móveis chegou ao Brasil, mas do que se trata o 5G e quais as suas aplicações? Vamos discutir o assunto e como essa tecnologia vai impactar a sua vida.
Tudo começou lá no distante ano de 1976, quando a primeira geração de transmissão de dados sem fio foi lançada. Daí o nome 1G, que praticamente ninguém usava. As primeiras aplicações eram para telefones celulares analogicos e o que se fazia era apenas enviar e receber pouquíssimas informações. Doze anos depois, em 1991, foi lançado 2G. Agora já podíamos mandar mensagens de texto, o que deu origem a mania que vivemos hoje de envio de mensagens por aplicativos.
Usar internet mesmo, só a partir do 3G, que foi lançado em 1998. Com essa tecnologia já podíamos acessar sites e e-mails, além de permitir o uso em vídeos e transmissões de audio. Apesar das limitações da tecnologia, já se via um grande potencial no uso de internet pelo celular. Em 2008 foi lançada a rede 4G, com maior velocidade de acesso à internet e a possibilidade de fazermos chamadas de vídeo e tantas outras aplicações. Finalmente, chegamos em 2019, e a tecnologia 5G se apresenta como uma grande inovação.
Entretanto, engana-se quem pensa que o 5G, assim como outras tecnologias, é direcionado para celulares. o 5G será a primeira tecnologia que tem como alvo, além dos aparelhos celulares, dispositivos de internet das coisas (IoT). E isso é um grande diferencial. Para se ter ideia do impacto que o 5G poderá causar nas nossas vidas, o presidente do Porto Digital do Recife, Pierre Lucena, afirmou que o 5G terá o mesmo impacto nas nossas vidas que teve o Smartphone.
Uma das primeiras aplicações que podem tirar vantagem da tecnologia 5G são dispositivos de realidade aumentada e de realidade virtual. A baixa latência da tecnologia vai oferecer uma experiência inovadora para todos que utilizarem esses dispositivos. Automóveis inteligentes também vão tirar proveito da tecnologia, já que precisam enviar e receber um grande volume de informações e o 5G permite isso.
Em outra linha, canais de TV por assinatura podem usar o 5G para substituir as antenas. Agora, ao invés de serem instaladas aquelas antenas parabólicas desajeitadas, basta instalar uma antena 5G. Além de ter capacidade suficiente para receber toda a informação que era antes passada através da antena, com o 5G é possível agregar o serviço de internet junto ao de TV por assinatura.
Além disso, aplicações para a indústria, comumente chamada de IIoT, poderão aproveitar as características do 5G para impulsionar a automação e a produtividade, reduzindo os custos. Sem contar com as possibilidades de aplicarmos 5G para o controle de tráfego, drones para entregas e para wearebles. Com o 5G algumas das tecnologias que não podiam ser implementadas passam a ser uma opção viável.
As oportunidades são infinitas. Neste momento, estamos limitados apenas por nossa própria imaginação. O impacto real do 5G só será conhecido em alguns anos, mas a tecnologia tem grande potencial para mudar nossas vidas.